domingo, 17 de outubro de 2010

Quebrando os sigilos do Coração! Bela comparação do nosso coração com um PC. Leia!

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.”  Salmo 139:23-24

Depois de ler e meditar no salmo 139, pela tela do meu computador, me ocorreu o pensamento de que, em termos de armazenagem da informação, há muita semelhança entre a máquina e o homem... A webcam do homem são os olhos, que captam as imagens; a memória “cache” é o consciente humano; o HD é o inconsciente, onde ficam armazenados os dados; o display humano é a fala; no PC, para se acessar os dados é necessário a password; no ser humano existem também áreas restritas, onde ficam armazenados os segredos do coração, que somente o próprio pode acessar; assim como o PC precisa de protetores contra spyware, vírus, cavalos de tróia, worms da internet, e raquers - o ser humano também necessita se proteger contra os “raquers” e os vírus malígnos.

Bem sabemos que nada está oculto para Deus, o qual, na sua onisciência conhece o homem na sua integralidade: corpo, alma e espírito. Ele sabe tudo, sobre o viver de cada pessoa; Ele conhece:- o dia-a-dia; a estrutura do pensamento; a maneira como analisa as coisas; as conjunturas da vida; traumas; carências; dificuldades; constituição genética; história; consciente e inconsciente humano; relações com personalidades malignas; abominações; condescendências; liberalidade; licenciosidade; pecado. O conhecimento divino vai além da percepção humana; Deus tudo vê, tudo sabe, tudo conhece! Mas Ele não invade a privacidade de ninguém... Ele respeita a vontade livre do homem.

No salmo 139, ao constatar a onisciência, a onipotência e a onipresença de Deus, o rei Davi manifesta a Deus a sua abominação ao mau, e o seu desejo de andar em retidão, fazendo esta oração: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” – (vs. 23-24, SL 139).
Os termos “sondas” e “sonda-me”, que aparecem nos versos 1 e 23, respectivamente, são utilizados para descrever o exame minucioso que se faz em mineração ou garimpo, ou na exploração de um território. Em nossa analogia entre o homem e o computador, equivaleria a fazer uma “varredura” com um potente “antivírus”. Ninguém roda o antivírus só prá saber se há vírus na máquina, mas com o firme propósito de localizá-los e eliminá-los! E, quando localizados, os vírus são exterminados com muito prazer! Davi deseja exatamente isto, que Deus “garimpe” sua vida, com o objetivo de localizar e exterminar os vírus ocultos que forem localizados! A expressão “sonda-me” referida no v.23, no contexto do salmo, equivale a dizer: “cura-me”.

Ao pedir a Deus que o sonde, Davi está se abrindo sem reservas... Está liberando a “password” da sua vida, permitindo ao Senhor o acesso irrestrito a todas as áreas do seu ser, inclusive ao setor onde costumam ficar armazenados os segredos pessoais. Em outras palavras, o rei Davi está quebrando os sigilos do seu coração! 
Assim como o antivírus do computador é programado para fazer a “varredura” todos os dias, para nossa maior segurança devemos também orar diariamente: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” 

E, sempre que desconfiarmos que há vírus, porque, as coisas não estão indo bem como antes, a vida já não está fluindo, está havendo adiamentos, interrupções, perdas, fracassos, derrotas ou tristezas, também é hora de orarmos a Deus, pedindo: “cura-me, Senhor”.

Att:
EDSON ROCHA 
Fonte: Comunidade Shekinah 

2 comentários:

  1. JOVENS NESTE ULTIMO DOMINGO 17/10/10 SENTI PODEROSAMENTE AS MÃOS DE DEUS AGIR EM NOSSA CONGREGAÇÃO, VERDADEIRAMENTE QUANDO CONVERSAMOS COM DEUS SOBRE O NOSSO INTERIOR, SABENDO QUE DEUS TUDO SABE, PORÉM ESPERA QUE NÓS CONFESSEMOS E PEÇAMOS PERDÃO PARA QUE ELE POSSA NOS AJUDAR E LIMPAR O NOSSO CORAÇÃO. FOI PARA MIM UMA EXPERIENCIA IMPAR, POIS DEUS FALOU DENTRO DO MEU CORAÇÃO COISAS MARAVILHOSA DAS QUAIS EU NÃO IMAGINA PARA AQUELE CULTO, TUDO O QUE OCORREU NAQUELE CULTO FOI O QUE PEDI A DEUS ANTES DE COMEÇAR, ISTO PROVA QUE SE VC CONFESSAR SEUS ERROS DIANTE DE DEUS POR MENORES QUE SEJA, E PEDIR ALGUMA COISA PARA ELE ESTEJA PRONTO POIS ELE VAI TE OUVIR CONFORME A TUA ORAÇÃO. DEUS FEZ TÃO PRESENTE QUE RENOVOU VIDAS, CONFIRMOU BATISMO , E TENHO CERTEZA LEVANTOU VIDAS QUE ESTAVAM DESANIMADAS DE PROSSEGUIR NOS CAMINHO DE DEUS, AGORA SÓ NOS RESTA DAR CONTINUIDADE, PARA QUE ESTE PENTECOSTE CONTINUE EM NOSSO MEIO. SE VC DESEJA QUE O PODER DE DEUS SEJA DERRAMADO SOBRE A TUA VIDA COMEÇE AGORA MESMO A PEDIR PERDÃO E DEPOIS PODER VC RECEBERÁ AGORA....

    ResponderExcluir
  2. Amem Edson. Realmente foi tremendo. Deus está sempre disposta a nos ajudar nós que precisamos dar o primeiro passo.

    ResponderExcluir