terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Graça de Deus!

Muitos cristão não entendem o que é a graça de Deus, seu significado vai muito além do “achar graça, ou agraciar alguém”. A graça de Deus por intermédio de Jesus Cristo é uma revolução na forma de crer, se comportar e agir. A graça de Deus é a simbologia do amor do criador para com a humanidade e uma forma de relacionamento desejável por ele há toda a humanidade, os evangélicos precisam entender a mensagem da graça, vive-la é se libertar da era da lei, pois a lei nos serve como parâmetros de conduta, mais o que nos salva e nos guia é a graça de Deus. Bom então gostaria de explicar o que vem a ser a graça, já que espero que tenha ficado claro a sua importância.

Antes da vinda de Jesus, os judeus que eram o povo que mantinham uma comunhão com Deus iniciado através de Abraão, sempre buscaram um relacionamento de servidão a Deus para obter os benefícios da salvação. Mais a imagem que se tinha de Deus, era deu um ser superior com poder da vida e da morte, e que recompensava aos que eram fieis as suas leis, essas leis não eram poucas, embora diretamente Deus escreveu apenas os 10 mandamentos, seus sacerdotes criaram 616 leis complementares. A visão que se tinha de Deus não era muito diferente do que se podia ter do governante ou Rei, pois ele também tinha o poder de decidir sobre a vida de uma pessoa, e ficava distante da população trancado em seu castelo, e seus súditos vivam para o servir.
Mais veio Jesus Cristo, o filho de Deus, e nos revelou a verdadeira personalidade do mesmo.

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. Jeremias 29:11

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.João 3:16

Jesus veio demostrar amor, veio nos ensinar a ter paz uns para com os outros.

“Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra”; Mateus 5:38

Mais o que vem a ser a graça? Antes de Jesus prevalecia a Lei, quem não cumpre a Lei de Deus comete o pecado. Pois pecar é não fazer a vontade de Deus. Mais o fato é que todos nos um dia transgredimos a lei.
Quem nunca mentiu? Ou desobedeceu aos pais? Ofendeu uma pessoa? Então diante da lei somos transgressores, por isso estamos condenados por nossas transgressões, só nos resta receber o veredito da pena.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Romanos 3:23

A graça de Deus é uma nova forma de relacionamento, pois agora não precisamos nos preocupar com a lei, mais nos concentrarmos no amor de Jesus, o que te condena não é a leis, mais a falta de amor e de relacionamento verdadeiro e fiel para com Jesus. Esqueça as leis concentrem-se no amor, na amizade no companheiros de Jesus Cristo.
Não necessitamos de Leis que nos diga que devemos amar nossos filhos. Pois isso sempre será algo natural para a grande maioria das pessoas. E cuidar dos filhos é algo que fazemos baseado no amor que temos por ele.
Com Deus é da mesma forma, esqueça a Lei e viva baseado no amor, quem ama verdadeiramente a Cristo, não fará algo que o desaponte, não necessitamos de algo que nos diga o que fazer, viveremos no amor a Cristo por fé, pois a Fé é nossa livre escolha de amor por nosso criador, o laço que nos une a cristo é um laço reconhecimento, pois Cristo demostrou amar a todos nós morrendo por nós quando ainda eramos pecadores.

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.Romanos 5:8 

Lembre-se as leis de Deus são na verdade conselhos para que tenhamos êxito em nossas vidas e possamos conseguir a tão almejada felicidade.
O que basicamente mudou foi que deixamos de servir por temor, e aprendemos a buscar a Deus por amor. Uma pessoa pode transgredir uma lei, basta a ele coragem. Mais quem trairá o amor dado por Deus? O amor é o motivo mais forte para alguém se achegar a Cristo e nele se manter firme. Muitas pessoas vivem descrentes porque não entenderão ainda o amor de Cristo.
Por outro lado tem os que confundirão a graça com libertinagem, “foi abolida a Lei podemos fazer o que quiser”, o fato é que a lei ainda existe em sua essência para norteia nossos pensamentos e atitudes. Veja as palavras de Jesus.

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Mateus 5:17

Há leis que são Judias e a Leis que entendemos de modo universal, as leis baseadas em costumes Judeus, não caba a outras nacionalidade, que já tem seus próprios costumes, porém leis que dizem respeito a conduta de vida nos são bastante úteis para nos manter no centro da vontade de Deus. Não devemos buscar justificativas para não cumprir algumas normas pré estabelecidas no velho testamento, mais buscar uma visão realista do que se deve ou não fazer. Leis que dizem respeito a barba, não se aplica nos dias atuais, porém leis que falam do respeito ao próximo, nunca nos deixarão de ser valiosas e devemos cumpri-las.
Alguns podem imaginar, como seremos orientados sem leis, estamos todos desorientados? De maneira alguma, Jesus Cristo nos disse que deixaria conosco um orientador.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:26

E deixo para todos vocês esses versículos que me nos adverte da essência da fé Cristã.

De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Eclesiastes 12:13

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.João 8:36 


Nenhum comentário:

Postar um comentário