quinta-feira, 21 de julho de 2011

6º - CRISE ECONÔMICA

"Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão [...] Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retirado com fraude está chamando" Tg. 5:1,4

Dinheiro, dinheiro! "Poderoso cavalheiro é dom dinheiro", reza um antigo provérbio. E as pessoas, desde tempos imemorais, entregam-se de corpo e alma nessa busca incansável de dinheiro.
"O dinheiro é a alavanca que move o mundo", repetiam os aventureiros em busca do ouro, enquanto arriscavam a vida na selva Amazonas, atrás do cobiçado metal. 
O tempo passou e a corrida desenfreada em busca de dinheiro se transformou na cultura de nossos dias. Por ele vidas são destruídas, consciências são corrompidas e governos derrubados. Por sua causa se aniquilam valores e se deterioram princípios. As pessoas pensam que se tivessem dinheiro seriam mais felizes, e não medem esforços nem tempo para consegui-lo.
Muitos na desesperada tentativa de preencher o vazio que o dinheiro não consegue preencher, caem no terreno da ambição: a idolatria do dinheiro.
O apóstolo Paulo descreve esse tipo de pessoas como outro dos sinais dos últimos dias: "Os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes"(2 Tm. 3:2).
O desejo de acumular riqueza faz o ser humano perder a ordem de valores. As coisas chegam a valer mais que as pessoas. Não se medem as consequências. Simplesmente se corre atrás da posse do dinheiro, seja como for. O rico quer ser cada vez mais rico. Mente, explora, extorque, corrompe e é corrompido, sem se importar com os demais. Esse tipo de pessoa se encontra em todos os campos da atividade humana: nas empresas, nos governos e até nas igrejas. 
Quem sofre é sempre o fraco e desprotegido. Cada dia tem menos oportunidades e mais pobreza. Chega não ter o que comer. Uma evidência de que a volta de Cristo está próxima é justamente a situação de exagerada riqueza para poucos e extrema pobreza para muitos. De acordo com o informativo da ONU, a cada segundo morre uma pessoa por causa da fome. A ambição e o desejo de enriquecimento dos que detêm o poder negam-lhes a oportunidade de viver. 
Um homem explorado e sem Deus é uma arma carregada. O tempo apertará o gatilho. A fome é o estopim da guerra em qualquer lugar do mundo. A pobreza e as injustiças que os poderosos cometem contra os menos favorecidos são as causas básicas da amargura e da revolta dos oprimidos.
Nos últimos anos, proliferou o número de protestos públicos, vandalismo, terrorismo e delinquência porque o povo quer mudar o presente estado das coisas, mas não conhece o evangelho. Ignora que a luta armada não é remédio para o problema.
A luta social continua. É o resultado das injustiças, da ambição e do egoísmo coletivo. Mas não fica aí. Quando o apóstolo Tiago disse que os trabalhadores clamariam pelo salário que não lhes foi pago, também se referia ás greves e aos movimentos sindicais.
Eu o desafio. Dê uma olhada no noticiário internacional e você comprovará as inúmeras paralisações. Acontecem todos os dias em todos os países do mundo. A luta entre o capital e o trabalho estava anunciada na Bíblia há muito tempo. É um dos sinais da volta de Jesus.
Segundo os especialistas, o panorama presente nos dá as opções de escolher entre uma crise violenta, mas curta, ou outra menos intensa, mas longa. Não há saída. E se isso é a realidade para as três maiores economias do mundo (americana, japonesa e europeia), imagine o que aconteceria com as economias dos países em estado de desenvolvimento que, direta ou indiretamente, dependem de economias mais sólidas!
Durante um colapso financeiro que afetou a Bolsa de valores nos Estados Unidos em 1929, houve milionários que, de um momento para o outro, perderam tudo e se suicidaram. Parecia um pesadelo do qual não despertavam nunca. O dinheiro se evaporou como se fosse água. O país precisou de anos para se livrar do trauma.

O dinheiro é importante, mas quando o ser humano se encontra afastado de Deus vive permanentemente insatisfeito. E se transforma em uma obsessão. Seu coração é como a terra sedenta do deserto. Necessita de água. Mas o homem confunde tudo. Corre atrás do dinheiro e se agarra a ele como se fosse sua única fonte de segurança, sua tábua de salvação. É areia. Pura areia. Areia sem consistência. 
Jesus disse: "Todo  aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas Minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína" (Mt. 7:24-27). 

Vem tempos perigosos. Tempestades e vendavais financeiros se aproxima da Terra. A bíblia disse que seria assim. Quando esses tempos chegarem onde estará edificada sua casa?
A resposta é só sua.


Att:
BULLÓN, Alejandro

Um comentário:

  1. Muito interessante está mensagem. Se pararmos pra pensar realmente tudo está se cumprindo conforme a Bliblia e tudo é um sinal de sua volta. Onde vc está contruindo a sua casa na areia ou na rocha? A minha está na rocha Aleluia!

    ResponderExcluir