sábado, 23 de outubro de 2010

Não venda, não troque a sua herança!

" E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. 28) - E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó. 29) - E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; 30) - E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. 31) - Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. 32) - E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? 33) - Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. 34) - E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura".Gn 25: 27 - 34

Introdução:
Jacó e Esaú eram gêmeos e tiveram as mesmas oportunidades.
A grande diferença entre suas histórias se deu por causa das escolhas que fizeram.
Esaú, que tinha o direito de primogenitura, desprezou a bênção, trocando-a por um prato de lentilhas.
A pergunta a ser feita, quantas pessoas trocam sua passagem para a morada celestial, por algo terreno. A todos que desejam proceder dessa forma Satanás estará disposto a fazer a troca. Mais não se enganem. ele feio para matar, roubar e destruir. Jesus veio para que tivéssemos vida e vida em abundância, vida eterna.

1- Uma necessidade – a fome.
Esaú chegou do campo faminto. O momento da necessidade é oportuno para a tentação.
O mesmo aconteceu com Jesus no deserto (Mt.4.1-3). Ele também é um filho primogênito.

2- Uma solução – um prato de lentilhas.
O inimigo tem uma “solução” enganosa para muitos problemas humanos. É um suprimento da necessidade, mas envolve a prática do pecado. A mesa do inimigo (I Cor.10.21) contém os “banquetes” que o mundo oferece. Estão prontos e fáceis. Sem trabalho ou espera. Sexo ilícito,dinheiro sujo, negócio ilegal, etc.

3- Um preço – o direito de primogenitura.
O inimigo é hábil no comércio (Ez.28.16,18). O homem usa agora e paga depois.
(Ilustração: cartão de crédito). A tentação é grande, mas o preço é alto demais.
O inimigo quer destruir o relacionamento do homem com Deus e conduzir sua alma ao inferno.


Todos os homens têm oportunidade diante de Deus, mas suas escolhas determinarão sua eternidade. Não aceitemos as ofertas de Satanás.


Att:
Pb. Edson Rocha 

Um comentário:

  1. É MUITO TRISTE VÊR EM NOSSOS DIAS PESSOAS QUE SOFREM POR TER TOMADO DECISÕES ERRADAS NA VIDA, PRINCIPALMENTE QUANDO ESTÁ DECISÃO VAI NA CONTRAMÃO DA VONTADE DE DEUS, QUE A TODOS SALVA GRATUITAMENTE. HOJE NÃO É DIFICIL VC ENCONTRAR ALGUM JOVENS NA RUA, QUE JÁ TENHA TIDO ALGUMA EXPERIÊNCIA COM DEUS, PORÉM O INIMIGO LANÇOU DIANTE DELE PROPOSTA APARENTE E MENTIROSA QUE SÓ O LEVOU A DESTRUIÇÃO, COMO FOI O CASO DE ESAU E JACÓ, MAS HOJE COMO ESTAMOS DEBAIXO DO TEMPO DA GRAÇA DE DEUS, ATRAVÉS DE JESUS CRISTO, É O MEU DEVER DIZER A TODOS QUE AINDA HÁ ESPERANÇA, POIS DEUS SABE QUE SOMOS PECADORES E ERRANTES, PORÉM PARA QUE POSSA NOS AJUDAR ELE APENAS NOS PEDE QUE SE ARREPENDAM E VOLTE SE PARA DEUS QUE COM TÃO GRANDE AMOR NOS RECEBERÁ E PERDOARÁ AS NOSSAS MÁS DECISÕES TOMADAS NO PASSADO...AINDA HÁ EXPERANÇA..DEUS OS ABENÇOE

    ResponderExcluir